Cursos

GRUPO FEDEPSY BRASIL/CLINICA DE PSICOLOGIA E PSICANALISE-HOSPITAL MATER DEI

Programação seminários 2017

Apresentação: A Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hospital Mater Dei tem longa tradição em seminários e estudos psicanalíticos. Diversas atividades dessa natureza têm sido realizadas ao longo de muitos anos e, graças ao desejo decidido e às iniciativas da Dra. Marisa Decat de Moura, muitas delas culminaram com a realização de simpósios internacionais, com participação de profissionais destacados do Brasil e do exterior. Dentre os grupos estrangeiros, especial afinidade foi estabelecida com psicanalistas da cidade francesa de Estrasburgo, particularmente com o Dr. Jean-Richard Freymann, psiquiatra, psicanalista e presidente de Fédération Européenne de Psychanalyse (FEDEPSY). O grupo FEDEPSY-Brasil, nascido no bojo dessa interlocução, propõe um seminário temático para o ano de 2017 a realizar-se, nesse primeiro semestre, em três encontros mensais. Os encontros acontecem às segundas-feiras, no auditório do Hospital Mater Dei Santo Agostinho (Rua Gonçalves Dias 2700), das 20h às 21:30h.

Proposta:

24/4/2017 – O noção psicanalítica de corpo na teoria psicanalítica: aspectos teóricos e clínicos – Nesse encontro serão abordados os elementos que marcam a passagem da teoria freudiana para a teoria lacaniana das pulsões, de modo a circunscrever:
– a função erógena do corpo e sua relação ao narcisismo e à formação do inconsciente;
– o impacto da pulsão de morte e suas figuras clínicas prevalentes na relação ao corpo;
– a ideia lacaniana de montagem pulsional e as relações corpo/significante;
– a ideia lacaniana de “falha epistemossomática” e os fundamentos da prática psicanalítica no hospital.

29/5/2017 – As relações/disjunções entre desejo e gozo e a prática psicanalítica no Hospital Geral – nesse encontro a ideia é trabalhar, a partir da teoria lacaniana do objeto a, diferentes contextos clínicos em que as vicissitudes pulsionais se apresentam como co-determinantes de acontecimentos clínicos, muitos deles diretamente correlacionados a situações hospitalares.
– a metapsicologia do desejo em Freud e seu “para-além”;
– as noções de gozo fálico e Outro gozo em Lacan e as constelações corporais correlatas;
– gozo, sintoma e sofrimento no contexto hospitalar.

26/6/2017 – Pulsões e seus objetos – os objetos-fonte da pulsão na teoria freudiana serão recuperados, com vistas à discussão de diferentes formas e formações sintomáticas que se entrevêem na prática psicanalítica, principalmente no contexto hospitalar. Aos objetos freudianos – oral, anal e fálico – se acrescentam a voz e o olhar,
que a partir da experiência de Lacan são recuperados na investigação e na prática psicanalítica.
– a dialética da pulsão oral: voracidade, repulsa, incorporação;
– caráter e erotismo anal – Freud relido por Lacan
– O olhar e suas esquize(tice)s;
– A voz obscena do supereu;

Orientações gerais: os seminários são gratuitos e a entrada é franca, mediante identificação na portaria do Hospital Mater Dei. A partir do segundo seminário, será indicada uma bibliografia geral para cada encontro. No encontro de 24/4 será apresentada uma proposta de metodologia de trabalho, que contempla, dentre outros, apresentações de convidados e dos participantes. Estão previstas participações via Skype do Dr. Jean-Richard Freymann, com tradução consecutiva. Àqueles que desejarem confirmar sua presença antecipadamente, favor escrever para massaragr@gmail.com, com o cabeçalho seminário fedepsy/Mater Dei.

Coordenação:
Guilherme Massara Rocha – psicanalista, prof. do Departamento de Psicologia da UFMG, membro da FEDEPSY

Pedro Braccini – psiquiatra, psicanalista, membro da FEDEPSY

Bruna Albuquerque – psicanalista, membro da FEDEPSY

Apoio:
Fédération Européenne de Psychanalyse – FEDEPSY
Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hospital Mater Dei